Depois do sucesso em 2023, o projeto CIRCOLAR, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, está de volta e vai levar o seu espetáculo gratuito de arte circense e música para seis comunidades de Itaguaí até o fim deste ano. Como novidade, o projeto traz as rodas de conversa com o tema “História e Identidade Territorial” para as comunidades e seu entorno. A primeira roda de conversa já tem data, horário e local: 28 de maio, às 9h, na Associação de Moradores de Coroa Grande (AMOCOG). Já a segunda, acontece no CIEP Irmã Dulce, em Chaperó, no dia 29 de maio, às 14h.
De acordo com a consultora histórica e pedagógica do projeto Circolar, Mirian Bondim, as rodas de conversa têm o objetivo de dialogar com a comunidade sobre a história e cultura do local. “Buscamos entender a identidade dos moradores, como eles se colocam ali dentro da comunidade, qual é a sua ligação. É uma oportunidade para fazer uma troca de conhecimento. Eu, como historiadora, levo a grande história da região, através de reportagens, informações do passado e documentos históricos, para a comunidade e eles me contam as suas próprias histórias e impressões”, explica Mirian Bondin.
Outra novidade é a confecção de murais inspirados no cotidiano de cada localidade visitada no circuito. Quem está à frente da produção do muralismo é a artista plástica Letícia Mozo, que vai se basear também nas rodas de conversas que serão feitas na primeira visita à comunidade. Depois de prontos, os murais serão “inaugurados” com a apresentação do espetáculo circense e musical do Circolar.
Um dos objetivos do Circolar neste ano é trabalhar a inclusão de pessoas com deficiência nas ações do projeto. “Através de visitas e contatos com escolas, CRAS e projetos que trabalham com pessoas com deficiência, para levantamento de números de pessoas e tipos de deficiências para conseguirmos chegar à inclusão de tipos de comunicação para melhor atendimento a eles”, explicou a assistente social e consultora do Projeto Circolar, Marluce Brandão.
“O Circolar é um projeto de circulação, que visa contribuir para o fortalecimento da identidade das comunidades tradicionais e territórios populares (culturas populares e urbanas) presentes no município de Itaguaí. A proposta é atender um público que se encontra em área de difícil acesso à cultura e ou bens culturais e com dificuldades de acesso à internet”, conta o produtor cultural e diretor artístico do projeto, Adriano Sampaio Evangelista (Adriano Didi).
O projeto é uma produção do Grupo Circo Turma Em Cena, idealizado pelo produtor cultural Adriano Didi e que desde o ano 2000 desenvolve e aprimora um estilo artístico original com produções cênicas, audiovisual, circo-teatro, palhaçaria, acrobacias, mágicas, malabares, pernas de paus, teatro de bonecos, musicais, oficinas e brincadeiras que podem se adaptar a todas as idades e todos os locais.
Rodas de conversa Circolar 2024
28 de maio, às 9h, Associação de Moradores de Coroa Grande (AMOCOG) – Endereço: Rua Alencastro Guimarães, Nº 100, Coroa Grande, Itaguaí;
29 de maio, às 14h, CIEP Irmã Dulce – Rua Pt Antonio Antunes Da Rocha, 1 – Chaperó, Itaguaí.