Com o intuito de promover novas perspectivas profissionais através da moda, o projeto Circolar, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, levou cinco jovens de Itaguaí, que fazem parte do seu elenco, para participarem de um editorial na Ind Store Jeans, loja de fábrica que fornece peças em jeans para marcas de todo Brasil. As fotos foram feitas na última quarta-feira, dia 26 de julho, na fábrica da marca, em São Cristóvão, Rio de Janeiro.
Maria Eduarda Cipriano, Hellen Morais, Fellipe Lapa, Cauã Souza e Daniel Marciel são dançarinos e malabaristas do elenco do projeto Circolar. Eles foram selecionados através de uma audição, realizada em maio, somente para artistas de Itaguaí. Além de receberem cachês pelos ensaios e apresentações, os integrantes do Circolar participam de workshops e rodas de conversas com o intuito de incentivar o conhecimento territorial e o planejamento de carreira na área da cultura.
Segundo o Diretor de Arte e Figurino do projeto Circolar, Horlan Gentil, a ideia surgiu a partir da proposta do projeto em trabalhar a inserção dos jovens no mercado de trabalho na área da cultura. “O objetivo da parceria com a Ind Store Jeans é oportunizar a estes jovens artistas periféricos novas perspectivas profissionais através da moda. Esse editorial coloca em prática toda a estratégia de inclusão, protagonismo e autoestima, além de alinhar moda e arte circense, trabalhadas no projeto Circolar. Trouxemos esse universo lúdico do figurino de circo que estou construindo no projeto e usamos alguns destes elementos dos figurinos de cada um para compor os looks com as peças da coleção denim da Ind. Foi uma experiência ímpar para eles, ficaram super felizes com o resultado”, conta Horlan, que também é diretor da HG Produções Artísticas.
Sobre o projeto Circolar
O projeto CIRCOLAR, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, vai levar apresentações gratuitas de música e arte circense pela cidade de Itaguaí, além de promover rodas de conversa sobre conhecimento territorial e planejamento de carreira profissional nas diversas áreas ligadas à cultura, durante o ano de 2023. O objetivo é promover a circulação de bens e as manifestações culturais na cidade de Itaguaí, destacando os valores das comunidades tradicionais e territórios populares no sentido de estimular o fortalecimento da identidade territorial, sua ligação com a região onde se encontram.
O CIRCOLAR é uma produção do Grupo Circo Turma Em Cena, idealizado pelo produtor cultural Adriano Sampaio Evangelista (Adriano Didi) e que desde o ano 2000 desenvolve e aprimora um estilo artístico original com produções cênicas, audiovisual, circo-teatro, palhaçaria, acrobacias, mágicas, malabares, pernas de paus, teatro de bonecos, musicais, oficinas e brincadeiras que podem se adaptar a todas as idades e todos os locais. O projeto conta com os parceiros: Prefeitura de Itaguaí (por meio da Secretaria de Educação e Cultural); Instituto Mazomba; Jornal Atual; LS Contabilidade; Espaço Cultural Casa do Palhaço e Top na Mídia Comunicação.
Programação do Circolar
Agosto: Toda quarta-feira (dias 9, 16, 23 e 30/08), das 13h30 às 15h – Visita dos alunos da Rede Municipal de Ensino ao Espaço Cultural Casa do Palhaço. Serão realizados ensaios abertos com bate-papo para estudantes.
Setembro: 06/09, às 14h – Apresentação no Circo, localizado no Campo de Futebol no bairro Mangueira). Será feito um grande cortejo, saindo às 13h do Espaço Cultural Casa do Palhaço.
Outubro: 11/10, às 15h – Apresentação na Praça Vicente Cicarino, no Centro de Itaguaí. Evento: Semana da Criança. Com grande cortejo, saindo às 13h do Calçadão de Itaguaí.
Novembro: 22/11, às 19h – Lançamento de vídeo, no Espaço Cultural Casa do Palhaço, que vai ilustrar o processo de criação artística do projeto Circolar. Também será realizada uma roda de conversa e transmissão ao vivo nas redes sociais da Turma em Cena.
Dezembro: 21/12 – Lançamento online do vídeo final do projeto